Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008

1000 a.C (87 a.c. a 80 a.c.)

 

Ano 87 a.C. -Sila organiza na Grécia um exército para invadir a Itália. Em Apolónia, na Ilíria, os seus soldados encontram um estranho humanóide adormecido.
* Mário contrata os serviços de um tribuno, P. Sulpício, que ocupou o cargo como apoiante dos optimates (elementos conservadores do senado) mas que por qualquer razão se tornou amargo. Sulpício propõe uma série de leis, incluindo uma que dá igualdade de direito de voto aos italianos recém-emancipados (de que tinham sido defraudados, por estarem confinados a um número restrito de tribos) e outra para nomear Mário, em vez de Sila, para o lugar de comandante na campanha seguinte ao Oriente. Os acontecimentos precipitam-se e as leis de Sulpício são aprovadas no meio de violentas cenas de lutas de rua. Sila parte para se juntar ao seu exército Nola, na Campânia, onde faz um apelo pessoal às tropas e marcha imediatamente sobre Roma que cai sem violência. Mário é apanhado de surpresa mas consegue fugir para África, Sulpício é morto e as suas leis canceladas.
* Depois de promulgar algumas medidas constituicionais que anunciam as da sua ditadura, Sila parte para o Oriente. Mal vira as costas, estalam novas dissenções. Um dos consules dste ano, L Cornélio Cina, tenta restabelecer a lei de Sulpício, sobre os novos cidadãos, mas é impedido pelo seu colega Cn. Octávio, apoiante de Sila. Seguem-se vários tumultos e Cina é forçado a fugir, mas encontra um bom aliado em Mário, que regressa de África e procura mobilizar os seus apoiantes.
* Apesar dos perigos que o afastamento de Sila, faz correr à sua Constituição e ao seu Partido, desembarca, na Primavera deste ano, na costa do Epiro. Deixa desde logo, após haver desembarcado, os postos do Epiro para ir à Beócia.
* Arrastada por um filósofo demagogo, Atenas junta-se a Mitridates. Mas os Ródios, opõem-lhe resistência encarniçada e conseguem salvar os mercadores Itálicos, que se tinham refugiado na sua ilha.
* Sila confia o comando do cerco de Nola, ao propretor Ápio Cláudio e embarca com suas legiões no começo do ano para o Oriente helênico.
* A posição do Governo de Romano, começa a ficar crítico. Precisa de três exércitos para reprimir a revolução em Roma, para esmagar completamente a Insurreição em Itália e para prosseguir a guerra na Ásia. Mas, só existe o exército de Sila. Este, apesar dos perigos que seu afastamento fará correr à sua Constituiçao e ao seu Partido, desembarca na Primavera deste ano na costa do Epiro, deixa logo após haver desembarcado, os portos do Epiro para ir à Beócia e, ali derrota os generais inimigos, Arquelau e Aristião, no monte Tilfosiano. Após esta vitória, apodera-se quase sem resistência de todo o Continente Grego e prossegue o cerco da cidade e do porto de Atenas.

Ano 86 a.c. (668) - Cina e Mário marcham sobre Roma, tomam a cidade e massacram os opositores, num novo reino de terror.
* Mário inicia o seu 7º Consulado, mas morre poucos dias depois, ainda neste ano. O seu colega Cina, tenta restabelecer uma certa normalidade: os novos cidadãos obtêm um acordo justo, Sila é proscrito e um exército “oficial” é enviado para a Ásia, sob o comando de L. Valério Flaco.
* Neste período em Roma o governo é controlado por Cina, que é Cônsul e dispõem de um forte apoio. As classes mais importantes parecem estar de acordo; nesta faze nenhum Senador importante, está disposto a passar-se para o lado de Sila.
* No Oriente, Sila consegue expulsar da Grécia as forças de Mitridates, após uma vitória em Queroneia, este ano. Neste mesmo ano, Valério Flaco aparece com o seu exército e começa uma Campanha contra Mitridates na Ásia Menor. Flaco é assassinado pelo seu próprio legado, C. Flávio Fímbria, mas a guerra continua e Fímbria obtem alguns êxitos dignos de nota.
* Na Beócia, Sila, derrota os generais inimigos Arquelau e Aristião, no monte Tilfosiano, e após esta vitória, apodera-se quase sem resistência de todo o Continente Grego, prosseguindo o cerco da cidade e do porto de Atenas. A cidade é tomada de assalto em 1º de Março deste ano. Mas a situação de Sila continua difícil no mais alto grau e mesmo desesperada. A Ásia está completamente entregue a si mesma e a conquista da Macedónia pelos tenentes de Mitridates acaba de ser completada pela tomada de Anfípolis. Mas há algo mais grave do que os embaraços militares e financeiros. A revolução é dona da capital. Sila é deposto, seu comando da Ásia fora confiado ao cônsul democrático Marco Valério Flaco, que é esperado a cada instante na Grécia.
* Antonino, “O Pio”, nascido em Lancívio este ano, numa aldeia romana de província, é, por sua mãe, membro de uma das famílias mais ricas e ilustres de Roma. A gens Aurélia, originária de Nimes.
* Com a morte de Mário, este ano, o general Sila, aristocrata apoiado pela nobreza e pelo Senado, assume o poder.
* No Oriente, Sila consegue expulsar da Grécia as forças de Mitridates, após a vitória em Queroneia, este ano, e neste mesmo ano, Valério Flaco aparece com o seu exército e começa uma Campanha contra Mitridates na Ásia Menor.

 



Ano 85 a.c. (669) - Sila assina um Tratado de Paz com Mitridates - em termos generosos - e volta-se contra Fímbria cujas tropas o abandonaram.
* O acordo de Sila na Ásia é extremamente duro, autoriza as suas tropas a saquearem mais ou menos à vontade e insta-la-as em aquartelamentos nas cidades.
* Na Primavera, Mitridates põe em acção um exército pouco inferior ao que foi exterminado em Queronéia.

Ano 84 a.c. - No início do ano, Cina é assassinado, num motim, vítima duma Revolta entre as tropas já descontentes, do quartel general de Ancona.

Ano 83 a.c. (671) - O Tabularium, edifício belo da época Republicana que fica no extremo Oeste do Fórum, de costas para o Capitólio e é utilizado como Registo e Arquivo Oficial, é destruído pelo fogo.

 

* O templo arcaico de Júpiter, Juno e Minerva, intacto até aqui, é destruído pelo fogo.
* O templo de Júpiter, no Capitólio, centro religioso de todo o Império Romano. Júpiter capitolino, o melhor e o maior, representado segurando o ceptro numa das mãos e na outra o raio. Minerva e Juno têm as suas estátuas nas salas laterais. Santuário construído de má pedra vulcânica e coberto de gipso e terracota (as próprias estátuas dos deuses também são de terracota), é destruído por um incêndio.
* Sila regressa a Itália, onde se lhe juntam jovens oportunistas, como M. Crasso e Q. Metelo Pio e principalmente o jovem Pompeu, que recrutou três legiões por sua própria iniciativa. A oposição está desorganizada e mal dirigida e o apoio de Sila cresce, à medida que se trona óbvio que vai ganhar. Há duras lutas em Itália, onde os Samnitas se unem aos partidários de Mário, nas provincías, onde têm bastantes seguidores.
* Q. Sertório, retira-se de Itália, quando as tropas de Sila se aproximam e vai para a sua Província da Hispânia.
* Na Primavera, Sila desembarca com suas legiões no porto de Brundísio. O Senado, recebendo a notícia, declara a Pátria em perigo, e dá aos Cônsules poderes ilimitados; mas estes chefes incapazes, não estão prevenidos, e são surpreendidos por um desembarque.
* Com o terror reina a tirania. Não somente Cina fica 4 anos como Cônsul à cabeça dos negócios, mas nomeia regularmente a si próprio, assim como a seus colegas, sem consultar o povo. A lei proposta por Sulpício, e, mais tarde, pelo próprio Cina, que promete aos novos cidadãos e aos libertos a igualdade de sufrágio com os antigos cidadãos, é naturalmente restabelecida. As restrições às distribuições de trigo estabelecidas alguns anos antes, são suprimidas: o projecto de colônia em Cápua, imaginado por Caio Graco, é executado na primavera deste ano. Lúcio Valério Flaco, o jovem, fez passar uma lei sobre as dívidas, que reduz todos os créditos particulares ao quarto do capital nominal e remete os 3/4 aos devedores.
* Sendo cônsul em Roma Gneu Papírio Carbão, este ano, Sertório é nomeado pretor da H. Citerior.
* No início do ano, a Guerra Civil que por toda esta decada divide e opõem partidários de Mário e Sula, toma novo alento com o desembarque de Sula em Brundísio. Sertório parece mais útil a Carbão na Itália do que na Província Hispânica. Avançando o ano, quando Sula consegue vencer os exércitos de L. Cornélio Cipião e G. Norbano, Carbão duvida da fidelidade dos Pretores que até aqui têm sido mantidos no Governo das duas províncias hispânicasSertório vem para evitar que as tropas acantonadas na Hispânia, se declarem por Sula.


Ano 82 a.c. - Um incidente muito curioso verifica-se este ano, um grande estrondo de armas, com gritos espantosos, foi ouvido entre Cápua e Volturno, como se dois exércitos se batessem numa terrível batalha. Quando as pessoas examinaram de perto este assombro, verificaram que a erva e o mato estavam espezinhados.
* Em finais deste ano, Sila está já  instalado em Roma, após ter derrotado os Samnitas na batalha de Porta Colina, e após o filho de Mário ter sido derrotado e morto em Praeneste.
* Em finais do ano, Sila é designado ditador, com a especial incumbência de “decretar novas leis e de elaborar uma nova ordenação do Estado”. Concedem-lhe todos os poderes, pondo-se assim fim ao conceito que, na antiga Roma, defenia a ditadura: a partir de então já não se trata de uma função de emergência para épocas de crise. Nunca até então, nenhum romano acumulou na sua pessoa tantos poderes. Muitas dezenas de milhares, protegem o poder de Sila na Itália, as dez mil pessoas que foram postas em liberdade e que doptaram, para seu apelido, o nome Cornélio, como expressão de reconhecimento, estão dispostas a defender com a sua própria vida a segurança do seu chefe. A legislação de Sila pretende restabelecer, por completo, a soberania do Senado e acabar com o poder dos “capitalistas” (cavaleiros) e do Partido Popular.
* Sila proclama-se ditador perpétuo de Roma.
* Quando Sertório sabe que Sula toma este ano, Roma, Sertório estabelece nos Pirinéus uma legião sob o comando de L. Lívio Salinátor, para tolher o passo às tropas sulanas.
* Em Roma, o filho de Mário, Mário-o-Jovem, continua a obra do seu progenitor. Tem apenas 25 anos, mas nada fica a dever a seu pai no que respeita a coragem e persistência. No entanto, é desprovido de experiência militar e não dispõe, como outrora seu pai, de tropas disciplinadas. Resiste, o mais que pode, com outros chefes do Partido Popular, mas não tem qualquer possibilidade de vencer as legiões de Sila. A batalha decisiva trava-se este ano, diante das muralhas de Roma. O combate começa pelo meio-dia e prossegue durante toda a noite. De manhã Sila tinha vencido e pode tomar posse de Roma. Três dias depois da sua vitória manda convocar o Senado, e dá-lhes a conhecer as suas decisões. Ao mesmo temo manda executar no Campo de Marte os inimigos capturados três dias antes, os quais somam alguns milhares de homens. Os gritos das vítimas chegam ao templo onde os pais do Estado estão reunidos e enchem-nos de terror. Sila pretende restabelecer a ordem por meio de um regime ditatorial que abata todos os adversários da República aristocrática. Nestas condições o morticinio recomeça por toda a parte onde se ouse resistir a Sila. Este lança uma expedição punitiva contra os Samnitas, que tinham ficado ao lado de Mário, sendo destruídos todos os seres vivos. Esta fértil região torna-se no deserto que ainda é hoje. Numa cidade do Lácio os cidadãos incendeiam as suas casas para que os carrascos as não possam saquear, em seguida matam-se uns aos outros para não  cairem nas mãos das legiões de Sila. A luta de Sila pela conquista do poder, é ao mesmo tempo o último acto da guerra contra os aliados. Mário-o-jovem, suicida-se.

Ano 81 a.c. C. - Ânio, que Sula envia no inícios do ano, desbarata os 6.000 homens de Salinátor. Sertório, a quem restam poucos homens, foge, embarcando em Cartagena. Desembarca na Mauritânia, onde os indígenas o atacam e volve a Ibiza. Dispõem-se a enfrentar a esquadra de Ânio no mar das Baleares quando um forte vento de nordeste faz naufragar a maior parte dos seus barcos. Andando dez dias desgovernado por ventos e correntes, desembarca finalmente na foz do Guadalquivir, onde encontra uns marinheiros que lhe falam da brandura de umas ilhas atlânticas das quais regressavam. Sertório tem o desejo de navegar para essas ilhas, mas liga-se a piratas, aos quais interessa mais o saque. Forçado por eles, desembarca de novo na Mauritânia, participando nas guerras civis deste reino e restaurando o trono a Ascális.

 



Ano 80 a.c. - Q. Sertório, regressa do exílio e dá início a uma revolta geral, com o apoio tanto dos nativos hispanos como os residentes romanos e italianos.
* O rei do Ponto dá o passo decisivo e declara a guerra aos romanos no inverno.
* Sila, estabelece uma colónia em Pompeia. O Fórum romano pode ver-se do Palatino. Por detrás das colunas do Templo de Castor fica a Cúria, ou sede do Senado, começada a contruir por Sila este ano.
* Sila é cônsul.
* Em finais do ano, os Etruscos e os Úmbrios começam a mobilizar as suas forças, mas acabam por ser impedidos de se juntarem aos insurrectos pela aprovação da lex Julia.
* Até este ano, ano em que Sertório abre hostilidades com os Romanos, são raras as campanhas na parte ocidental norte da Península Ibérica. A morte de Viriato e a derrota dos Calaicos quebraram a resistência destes povos e também a distribuição de terras feita por Bruto aquietou os Lusitanos.
* Os Lusitanos enviam embaixadores a Sertório a propor-lhe que venha chefiá-los na guerra contra os Romanos. A fama do antigo pretor como excelente cabo-de-guerra, justo e benévolo, corre pela Península. Sertório dispõem de 2000 soldados romanos. Com eles e com 700 Líbios atravessa o estreito de Gibraltar, vencendo a esquadra de Cota, oficial de Sula. Desembarca perto da actual Bolonia, num local que 4 000 Lusitanos a pé e 700 a cavalo haviam ocupado. Cruza o Guadalquivir bastante a  montante e aí vence o pretor da H. Ulterior, L. Fufidio.

Deusa Minerva

 

 

 

Deusa Minerva

 

 

Templo de Júpiter

 

 

Antonino  "O Pio"

 

 

Pompeu

 

 

Sula

 

 

Deusa Juno

 

 

Juno a Rainha dos Deuses

 

 

Sertorio

 

 

Morte de Viriato

 

 

Viriato

 

(todasaAsImagensRetiradasDaNet)


PublicadoPor lazulli às 19:57
LinkDoPost | AdicionarAosFavoritos
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


*UmaPequenaHistória


* Lazulli

* Adicionar

. 8 seguidores

*Procurar

 

*Março 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


*Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

*DadosRecentes

* Do ano 303 ao ano 395 d.c...

* Do ano 69 ao ano 97 (1000...

* Do ano 61 dC ao ano 68 dC...

* Ano 2 d.C (1000 anos de h...

* 1000 a.C (45 a.C a 38 a.C...

* 1000 anos a.C. (70 a.c. ...

* 1000 a.C (87 a.c. a 80 a....

* 1000 a.C (92 a.c. a 88 a....

* 1000 a.C. (134 a 122)

* 1000 a.C. (144 a.c. a 136...

*Arquivos

* Março 2016

* Fevereiro 2010

* Outubro 2009

* Julho 2009

* Fevereiro 2009

* Dezembro 2008

* Novembro 2008

* Outubro 2008

* Setembro 2008

* Julho 2008

* Abril 2008

* Março 2008

* Dezembro 2007

* Novembro 2007

* Outubro 2007

* Setembro 2007

* Julho 2007

* Junho 2007

*tags

* todas as tags

*AcrescentosHistóricos

ANO 147 a.C. ANO 153 a.C.

*PartilharConhecimento

* PartilheConhecimento

*Bibliografias

Os Lusitanos - No contexto Peninsular História de Roma Estrabão, III, 3,7 Polibio, XXXIV

*visitas

contadores
contadores