Ano 661 a.C. -Assurbanipal cai sobre o Egipto, persegue o incauto Tanutamon até Tebas, que desta vez invade ferozmente fazendo massacres e deportações. Todas as riquezas de Amon são transferidas para Nínive. A destruição da mais famosa cidade do mundo, comove todos os povos.
Ano 660 a.C. - No Japão, os deuses celestes vêm em auxílio do imperador Jimmu, contra os Ainus .
Ano 648 a.C. - Assurbanipal invade pela segunda vez a Babilónia.
Ano 640 a.C. -Túlio Hostílio é morto em Roma, pelo fogo do céu.
Ano 630 a.C. -Na Pérsia, Zoroastres recebe leis de Ahura-Mazda.
Ano 625 a.C. - No sul da Mesopotâmia (Iraque), o príncipe caldeu Nabopalassar, conquista para si a soberania, começa a reinar e vai encabeçar contra a Assíria um movimento de rebelião. Nabopolassar é elevado à dignidade real, sendo o fundador do novo reino da Babilónia. A derrota da Assíria constitui também para os caldeus, o seu único objectivo.
Ano 622 a.C. - Achab, por razões políticas, manda construir na sua capital um Templo dedicado a Baal (ao Baal de Tiro), Melqart, o deus de Ittobaal. Ao fazê-lo, o rei não pensou que a sua atitude fosse atentatória aos direitos de Iavé, tal como aconteceu com Salomão, quando mandou erguer perto de Jerusalém altares aos deuses estrangeiros das suas mulheres, altares esses que ainda existem. Somente quando Josias, na sua reforma deste ano, proclama o Templo de Jerusalém o único santuário legítimo de Iavé, é que este atinge a posição que viria a manter no judaísmo, até à abolição dos sacrifícios.
* O conceito de uma solução religiosa para o problema nacional da sobrevivência – oposta à ideia que levou Israel à realeza na época da invasão filisteia – ele próprio levou Judá para duas direcções divergentes. Como poderia Javé ser abrandado com a maior eficácia? Os sacerdotes do Templo de Jerusalém argumentam que isso poderia ser feito somente destruindo, de uma vez por todas, as suspeitas práticas de culto dos antigos lugares elevados e templos provinciais, e concentrando a adoração exclusivamente em Jerusalém, onde a ortodoxia pode ser mantida com toda a sua pureza. O processo é acelerado este ano, quando, durante reparos do Templo, Hilkia, o sumo sacerdote, encontrou num livro de velhos escritos: O Pentateuco ou Torá é canonizado este ano. Outros livros são acrescentados gradativamente, completando-se o processo muito mais tarde.
* Canonização do Pentateuco ou Torá
Ano 621 a.C. - Drácon, Arconte de origem aristocrática, deve a sua celebridade ao código de leis que impõe este ano em Atenas. A compilação de Drácon tem o mérito de suprimir a vingança privada, introduzindo uma distinção entre o assassínio premeditado e a legítima defesa. Apesar disso, a sua legislação é tão excessiva que um orador a diria “escrita com sangue” e o termo “draconiano” passa a qualificar qualquer acto jurídico demasiado rigoroso. Drácon consagra o direito de jurisdição do pai sobre os filhos e do credor sobre o devedor, que faz deste um escravo e permite condenar à pena de morte quem roube uma couve.
Ano 616 a.C. -Em terra, os Etruscos, estendem o seu domínio ao Lácio e à Campânia, ao norte, a uma parte da planície do Pó e a sul (Roma é governada, desde este ano, por reis etruscos).
Ascensão de Tarquínio Prisco ou Tarquínio I. Datas tradicionais desde este ano a 579, que transforma o aspecto do centro cívico de Roma. O reinado de Tarquínio I, começa este ano em Roma. Tarquínio I atribui concessões de terras à volta do Fórum, para serem utilizadas como locais de construção privados e constrói lógicas e pórticos.
* Este ano, Ciaxares negocia a famosa coligação, tão celebrada pelos povos orientais, com o reino neobabilónico de Nabopolassar. A Assíria vem assim a iniciar este ano o seu sucumbir.
Interveio também um exército egípcio sob o comando de Psamético que, não obstante, chegava para auxiliar os Assírios. Porém a manobra é inútil, pois os assírios, no estado em que se encontram, não oferecem mais preocupações de resgate, pelo contrário, as preocupações provêm do crescente poderio de Nabopolassar . Contra o poderoso exército babilónico Psamético não pode fazer nada e retorna ao Egipto.
* O poder de Roma cai nas mãos de Lucumon, oriundo da cidade etrusca de Tarquínia. Reina em Roma com o nome de Tarquínio, ou seja, o homem de Tarquínia, iniciando a dinastia etrusca que dá à cidade quadros políticos quase definitivos.
Ano 614 a.C. -Queda de Assur, em poder dos aliados.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
* Do ano 303 ao ano 395 d.c...
* Do ano 69 ao ano 97 (1000...
* Do ano 61 dC ao ano 68 dC...
* Ano 2 d.C (1000 anos de h...
* 1000 a.C (45 a.C a 38 a.C...
* 1000 a.C (87 a.c. a 80 a....
* 1000 a.C (92 a.c. a 88 a....
* 1000 a.C. (144 a.c. a 136...